17 de jun. de 2011

                   O derramamento do Espírito Santo na igreja primitiva foi algo aguardado e esperado. A partir do século XVIII, temos a continuidade deste avivamento, comparado ao da igreja primitiva.
                   Daniel Berg e Gunnar Vingren se conheceram em 1909 em Chicago. Berg procurava emprego nos EUA, bem jovem ainda com 18 anos. Nesta ocasião a Igreja Batista sueca, realizava uma conferência em Chicago. Nesta conferência, Gunnar Vingren que participava do evento, foi batizado com o Espírito Santo, ele neste tempo era um pastor batista. Vingren e Berg, após se conhecerem neste encontro, tornaram-se amigos, por terem algo em comum, a chamada para uma obra missionária
Cheios do Espírito Santo abriram uma campanha de oração na casa do irmão Olof Uldin em South Bend (Indiana EUA) em 1910. Deus usou o irmão Olof para revelar muitas coisas em sua vida, inclusive o local da chamada dos missionários, o Pará. No dia seguinte, os missionários foram a uma biblioteca em busca de um mapa, para tirar a dúvida sobre o Pará
                  Partiram de Chicago apenas com a oferta que a igreja havia levantado 90 dólares.Os             missionários não foram enviados por nenhuma missão, mas partiram apenas por uma ordem divina.Ainda para testar a fé deles, Deus ordenou que doassem o dinheiro para o Jornal “O testemunho Pentecostal” de William Durham em Chicago. Foram sem dinheiro para Nova York.
                  Vingren encontrou um irmão na rua, que ficou feliz ao encontrá-lo. Era um velho amigo que à noite foi impulsionado pelo Espírito Santo a ofertar para Vingren. O irmão estava a caminho para depositar o dinheiro, mas ao encontrar Vingren, deu o dinheiro em mãos. A quantia era 90 dólares, a mesma ofertada para o jornal. Quando chegaram ao porto, souberam que o preço das duas passagens de Nova York para o Pará custava 90 dólares. Assim embarcaram no navio Clement dia 05 de novembro de 1910, um lindo dia de sábado.
                 A viagem era de terceira classe, no porão do navio, sem ventilação, sem cadeiras e com comida ruim. Dormiam em beliche, os pratos eram poucos, e depois das refeições, deveriam lavar e guardar as louças em baixo do travesseiro. Mas estavam felizes sobre a direção do mestre, e por isso, no navio mesmo começaram a evangelizar.
                Chegaram a Belém no dia 19 de novembro de 1910, uma tarde de sábado dia da bandeira.Ao desembarcarem comtemplaram o povo simples, humildes e hospitaleiros que sorriam aos missionários.          Passaram a hospedar-se no porão da igreja, pagando um dólar por dia cada um. Raimundo Nobre que dirigia a Igreja provisoriamente e falava inglês, encaminhou os missionários às congregações, pregando, tocando e cantando louvavam ao Senhor. Começaram a falar do batismo com Espírito Santo, e os dons espirituais , eles iniciaram a pregação da fé pentecostal  e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no dia 18 de junho de 1911. Assim estava iniciada a missão no Brasil.Glória a  Jesus!!